O Sebrae/RJ tem apoiado pequenas cervejarias do Estado do Rio de Janeiro, por meio do projeto de cervejas especiais. Inclusive, duas cervejarias de Petrópolis, Real e Brew Point, com o apoio do Sebrae, recentemente participaram do Mondial La Bière. O município conta com 11 micro cervejarias legalizadas participantes do projeto do Sebrae.
Atualmente, no estado, existem 52 plantas de produção instaladas e legalizadas no MAPA, sendo a Região Serrana a localidade que reúne o maior número unidades. Em 2014, quando o Sebrae/RJ iniciou o apoio ao setor, haviam apenas 13 plantas.
A analista do Sebrae/RJ, Lídia Espíndola, informa ainda que existe um número de empresários que produzem sua cerveja em plantas de terceiros, os chamados “ciganos”. Nesta categoria, os municípios do Rio de Janeiro e de Niterói são os que reúnem o maior número de empreendedores. “Hoje, temos cerca de 80 rótulos de produção cigana. Além deles, o Sebrae/RJ vem atendendo e orientando cerca de 60 potenciais empresários que estão estruturando seu negócio para iniciar a produção”, ressalta.
Lídia Espíndola destaca ainda que o Sebrae/RJ apoia a legalização das cervejarias, inclusive elaborou uma Cartilha de Legalização das Cervejarias. “Orientamos os municípios que têm interesse em leis de incentivo à produção de cerveja. Nova Friburgo foi o primeiro município a pedir nosso apoio. As cidades de Niterói e Petrópolis também têm legislação para o setor.
Com objetivo de tornar o Estado do Rio de Janeiro referência na produção de Cervejas Especiais, a instituição oferece também cursos de Tecnologia de Produção Cervejeira, consultorias sobre tributação e a inclusão de bebidas no Simples Nacional, entre outras ações.
Destacamos algumas marcas: Dual, Paqueta, Parati, Fred Bier, Ferdinander, Elek – Ograner Bier, Radicale, De Janeiro, Sundog, Surreal, Thiele & Draxler, Lotus, Rais, 04 Graus, Arariboia, Rota 104.
>>VOLTAR