Sábado, 24 de Junho de 2017   

 .:: Hotéis e Pousadas
 Ordem Alfabética
 Por Bairros e Distritos
 Por Tarifas
 Locais para Convenções
 .:: Pacotes
 BAUERNFEST 2017
 .:: Saúde e Beleza
 Spas - Clínicas - Terapias
 .:: Eventos e Serviços
 Festas e Eventos
 Serviços e Manutenção
 Transfer e City Tour
 .:: Onde Comer e Beber
 Restaurantes e Pizzarias
 .:: Imóveis
 Aluguel por Temporada
 Imobiliárias
 .:: O Que Fazer
 Bares e Casas Noturnas
 Lazer e Aventura
 Cinemas e Teatros
 Pólo de Compras
 .:: Turismo
 Ecoturismo
 História de Petrópolis
 Turismo Cultural
 Turismo Histórico
 .:: Informações Úteis
 Como Chegar
 Mapa
 Telefones Úteis
 .:: Ligue Petrópolis
 Classificados Petrópolis
 .:: Fale Conosco
 Contato
  .:: Castelo Barão de Itaipava
 


Construído em 1920 pelo Barão J. Smith de Vasconcellos.  É famoso por ser uma reprodução de castelo renascentista, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa e seu amigo Fernando Valentim,  que fazem dele o único castelo em estilo medieval com um toque normando clássico, das Américas.

A construção foi realizada por vinte famílias trazidas da Europa, com material totalmente europeu: de Portugal vieram os blocos de pedras que foram talhadas por artesãos portugueses; da França o telhado de ardósia; da Itália, o mármore de Carrara, que compõe o piso de vários salões, inclusive o do famoso salão do Zodíaco. As portas e janelas são do mais puro jacarandá, com ferragens inglesas; os vitrais são austríacos e finalizando os principais detalhes, cada porta dos quartos de seus filhos tinha seus nomes gravados em ouro.

Esta construção levou em torno de 5 anos. São 42 cômodos distribuídos em 19 quartos, 7 banheiros, diversos salões, bibliotecas, sala de música, halls, duas torres, diversos terraços, dependências para hóspedes, ala dos serviçais e galerias que abrigam interessantes histórias que permeiam a vida dos Smith de Vasconcellos no Brasil. O hall com as escadarias e o teto de jacarandá é finamente trabalhado. Há vitrais com as armas da família, biblioteca com estantes esculpidas em relevo, livros raros e um vasto parque, cercando a mansão.

Como curiosidade,  o Barão, na primeira metade do século passado, encomendou à fábrica Rolls Royce uma Limousine com 11 lugares, onde passou a acomodar seus 7 filhos, a Baronesa Anna Thereza, a babá e o motorista. Esse automóvel tão especial também tinha em suas portas gravado em ouro, o brasão de armas da família. Em outros detalhes, o Castelo Barão de Itaipava mantém uma torre onde está a cópia do batistério da Catedral de São Pedro.

Presenças importantes como Adhemar de Barros, Getúlio Vargas, Amaral Peixoto e várias pessoas da sociedade carioca e paulista frequentavam o local.

Em 1992, o Castelo foi sede de um leilão de peças da família Smith Vasconcellos.



                                       
                                voltar / home






 .:: Publicidade

 .:: Apoio


• Hotéis e pousadas em Itaipava por Ordem Alfabética • Hotéis e pousadas em Itaipava por Bairros e Distritos • Hotéis e pousadas em Itaipava por Tarifas
• Hotéis e pousada em Itaipava para convenções • Hotéis e Pousadas em Itaipava por Pacotes
• Itaipava News - Pousada em Itaipava, hotéis e lazer

© 2004-2016 Todos os direitos reservados Ecomputer • Desenvolvido por EComputer